Ramão Adolfo Soley Lopes, nascido aos 04 de abril de 1973 em Amambaí-MS. Entrou para as fileiras do Exército Brasileiro em 1992 e serviu no 17º RCMec, Amambaí-MS, onde ingressou como recruta e em seguida fez o CFC (Curso de Formação de Cabos), ficou 4 meses na graduação de Cabo e depois de 11 meses, deu baixa apto a 3º Sargento.

Em 1997 prestou concurso para o CFSD/PMTO (Curso de Formação de Soldados da PMTO), no qual foi aprovado e classificado em 10º lugar. Concluiu o CFSD no CFAP/PMTO (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) Palmas-TO, em dezembro de 1998.

Ao concluir o CFSD foi designado a compor o efetivo da 3ª CIPM que, na ocasião, localizava-se em Guaraí-TO e, posteriormente, passou a ser 7º BPM. Área, na qual, prestou serviços no DPM (Destacamento PM) de Juarina, no 2º Pel/1ª Cia PM de Colinas-TO e no 2º Pel/2ª Cia Dest de Colmeia-TO.

No ano de 2005 foi aprovado e classificado em 1º lugar no concurso para o CHC (Curso de Habilitação de Cabos). Concluiu o curso na APMT (Academia Policial Militar Tiradentes) – Palmas-TO, em dezembro de 2005 e retornou para a área do 7º BPM, onde comandou o DPM/2ª Cia Dest de Itaporã-TO e, posteriormente, o DPM/2ª Cia Dest de Pequizeiro-TO.

Em 2011 foi promovido a 1º Sargento e permaneceu na área da 2ª Cia Dest/7º BPM em Colmeia-TO, onde trabalhou de Cmt de Rádio Patrulha. Em 2015 Foi promovido a Subtenente. No início de 2016 foi transferido para a sede 7º BPM em Guaraí, onde trabalhou na função de CPA (Comandante do Policiamento de Área) e, em novembro, voltou para Colmeia-TO e comandou o 2º Pel/2ª Cia Dest.

Ainda em 2016, concluiu os cursos de IDV/PMTO (Identificação Veicular PMTO) e POP/PMTO (Procedimento Operacional Padrão PMTO) – Nível Operador, na sede do 7º BPM em Guaraí-TO. 

Em fevereiro de 2017 foi designado para comandar o 1º Pel/2ª Cia Dest em Couto Magalhães-TO. Em fevereiro de 2018, quando ainda comandava o 1º Pel/2ª Cia Dest, foi um dos 3 escolhidos da área do 7º BPM para fazer o curso POP/PMTO – Nível Multiplicador, na APMT em Palmas-TO. Após concluir o referido curso, retornou ao comando do 1º Pel/2ª Cia Dest – Couto Magalhães-TO.

Em fevereiro de 2019, com a implantação do CPM VIII (Colégio da Polícia Militar – Unidade VIII) em Guaraí-TO, foi designado para compor a Equipe Administrativa nas funções de Sub-Diretor e Coordenador Disciplinar da UE (Unidade de Ensino), onde ainda permanece atuando.